sexta-feira, 9 de abril de 2021

Está sem dinheiro para iniciar uma faculdade? Leia este post

Fala engenheiros e projetistas, tudo bem com vocês?!

Na publicação de hoje vou pedir licença aos colegas graduados e me dirigir aos meus amigos que estão na faixa dos 17 a 18 anos. Essa é uma fase de escolhas e mudanças. É o momento em que você deve escolher a sua profissão. Tenso!

Se você já escolheu um curso e passou na facul, meus parabéns, siga em frente que tudo vai dar certo! Mas nem tudo são flores, quando eu cheguei nessa idade não tinha dinheiro para pagar uma faculdade particular e seguir apenas estudando em faculdade publica (caso passasse no vestibular) parecia uma realidade distante. Sei que esta é a realidade de muitos. Neste post vou contar como comecei a trabalhar no setor de engenharia sem cursar faculdade.

Aprenda uma profissão técnica!

Se você não tem condições de iniciar a faculdade não se preocupe. Foque em aprender uma profissão de nível médio que te habilite a entrar no mercado de trabalho. Eu escolhi ser desenhista mecânico.

Juntamente com o ensino médio eu fiz o curso de mecânica de usinagem no Senai assim como muitos meninos da minha idade. Era puxado, colegial de manhã e Senai a tarde. Se você não leu o post onde conto minha experiência no curso profissionalizante clique aqui. Neste curso tive meu primeiro contato com Desenho Técnico e desenho auxiliando por computador. Assim que concluí este curso de 2 anos fiz um curso de 60 horas especificamente de AutoCAD.

Como entrei no mercado de trabalho no setor de engenharia sem fazer faculdade

Com o Certificado de Conclusão do curso de AutoCAD em baixo do braço saí em busca de empresas que pudessem me contratar. É sempre bom conversar com os seus professores pois normalmente eles tem muitos contatos e podem indicar alguma oportunidade. Foi conversando com professores do Senai que consegui as primeiras entrevistas de emprego até ser contratado para o cargo de desenhista em uma fábrica de prensas hidráulicas, isso lá em 2007.

O que faz um desenhista mecânico?

O desenhista é um profissional de nível médio, ou seja, não precisa fazer faculdade para exercer a profissão, responsável por elaborar desenhos segundo normas técnicas vigentes utilizando softwares CAD como o AutoCAD e o Inventor.

O desenhista trabalha juntamente com projetistas e engenheiros no departamento de engenharia das indústrias. O desenhista não faz cálculos de resistência, não determina métodos e processos de fabricação, não dimensiona componentes. Estas atribuições são reservadas aos projetistas e engenheiros (a formação destes profissionais é bem mais extensa e cara que a formação de um desenhista). O desenhista é, digamos a mão de obra operacional dentro do setor de engenharia.

Na fábrica de prensas hidráulicas eu utilizava basicamente o AutoCAD. Meu primeiro trabalho foi fazer diagramas elétricos. Havia um eletricista que rascunhava os diagramas num papel sujo de graxa e me passava e então eu copiava para o AutoCAD, depois eu imprimia e ele corrigia. Outro trabalho que me foi designado foi detalhar, ou seja, gerar vistas e colocar cotas a partir de modelos 3D feitos pelos projetistas.

Outra tarefa que fiz muito foi imprimir e encadernar manuais de instruções dos equipamentos. Veja que o posto de desenhista está no nível mais humilde dentro do setor de engenharia, mas se você souber aproveitar é um ótimo ponto de partida! 

Quanto tempo leva a formação de um desenhista?

Um curso de desenhista tem aproximadamente quatro a seis meses de duração. Eu aconselho que você faça um curso de usinagem antes ou após cursar desenho mecânico pois vai te dar uma boa noção sobre processos de fabricação, metrologia e tecnologia mecânica. Eu diria que se você se dedicar com afinco em um semestre estará apto a uma vaga de desenhista.

O que devo estudar para ser um desenhista?

A formação de um desenhista é basicamente composta por duas matérias: leitura e interpretação de desenho técnico e desenho assistido por computador (CAD)

Primeiramente você deve estudar leitura e interpretação de desenho técnico. Aprender sobre projeção ortogonal, cortes, cotagem, perspectiva isometrica, escala, simbologias, tolerâncias, etc.

E em segundo lugar deve aprender ao menos dois softwares de desenho: você deve aprender o AutoCAD (na minha opinião o AutoCAD é quesito mínimo no curriculum de qualquer um que se proponha a trabalhar com engenharia) e um software 3D da sua escolha. Eu recomendo o Inventor ou o Solidworks. Pesquise qual é o mais utilizado na sua região.

Não tenho dinheiro para pagar um curso presencial, posso aprender sozinho?

Pode sim, como não se trata de uma profissão de nível superior ou que requeira registro em conselhos profissionais como o CREA, você pode estudar sozinho. Há muito material bom na internet, mas tem que saber filtrar. Requer muita força de vontade e disciplina, mas é possível aprender sozinho sim!

A matéria de Leitura e Interpretação de Desenho Técnico você pode aprender assistindo às vídeo aulas no You Tube do Telecurso 2000. Enquanto AutoCAD e Inventor você pode entrar no meu canal no You Tube onde disponibilizo muito material gratuitamente clique aqui ou adquirir os meus cursos por um preço bem em conta clique aqui.

Qual é a próxima etapa?

Uma vez que você está inserido na área de engenharia seja esperto e aprenda o máximo que puder, se aprimore como desenhista, "grude" nos engenheiros e projetistas e assimile o máximo de informação que conseguir, seja proativo e faça mais do que esperam de você. A próxima etapa então é fazer um curso técnico em mecânica (existem muitos cursos gratuitos) ou se já tiver condições faça uma faculdade. Se você quer saber o que deve aprender para começar a projetar equipamentos clique aqui.

Ei não desanime!

Hoje olhando para trás percebo que não cursar a faculdade logo após concluir o ensino médio (iniciei a graduação em engenharia mecânica os 21 anos) foi muito bom para mim. Foi um período para amadurecer e ganhar experiência profissional. Se você ainda não teve condições de ingressar em uma faculdade, não fique triste, invista na sua qualificação para entrar no mercado de trabalho em uma profissão de nível médio e logo logo a situação melhora e você vai cursar a graduação!!!

E você, sonha em cursar faculdade? Está cursando ou já se formou? Deixa a sua experiência aí  nos comentários!

No próximo post vou contar como retornei ao Senai, porém no posto de professor! Muito obrigado pelo seu tempo e até o próximo post!!!

Um comentário:

  1. E você, sonha em cursar faculdade? Está cursando ou já se formou? Deixa a sua experiência aí nos comentários!

    ResponderExcluir