sábado, 3 de abril de 2021

Vale a pena fazer curso profissionalizante no Senai?

Fala meus amigos engenheiros e projetistas, tudo bem com vocês?!

Hoje vou iniciar uma série de posts com o intuito compartilhar com vocês um pouco da minha experiência no ramo de projetos mecânicos. Muita gente está na fase de escolher uma profissão ou então já avançou nos estudos e está concluindo um cursos técnicos em mecânica ou um curso de graduação em engenharia e tem dúvidas sobre a profissão. Eu já passei por todas essas fases e sei muito bem como é. Não existe uma receita de bolo a ser seguida, mas vou deixar algumas experiências pessoais que vivi durante a minha trajetória.

Faça um Curso Profissionalizante antes de cursar a Faculdade!

Desde os meus 12 ou 13 anos eu já sabia que queria cursar engenharia mecânica. Sempre tive interesse por desenho e me recordo que quando estava no ensino fundamental acordava bem cedo e antes de ir para a escola eu ligava a velha tv de tubo que tinha em casa e assistia o Telecurso 2000 que passava no SBT. Dentre as teleaulas eu gostava mais das aulas de mecânica e desenho técnico. Não recebi nenhuma influencia da minha família na escolha da profissão até porque não havia engenheiros entre os meus familiares.

Quando estava cursando o 1º colegial (1º ano do ensino médio) fiz a prova de seleção - e passei - para entrar no Curso Profissionalizante em Mecânica de Usinagem do Senai aqui da minha cidade. O curso tinha duração de 2 anos e era dividido em 4 semestres que eram chamados de termos. Nesse curso tive o meu primeiro contato com assuntos relacionados a área técnica: desenho técnico, elétrica básica, hidráulica e pneumática, usinagem convencional e CNC entre outras. Os cursos do Senai são práticos ou seja, são "mão na massa" e considero que isso foi muito importante na minha formação. Diferente do curso do ensino médio que é puramente teórico em um curso profissionalizante você vê a coisa acontecendo. Fiz muitos amizades nessa época, muitas das quais carrego até hoje. O Senai serviu para que eu confirmasse que a mecânica era a área que eu gostaria de seguir. Quando me perguntam eu sempre recomendo que faça um curso profissionalizante juntamente com o ensino médio antes da faculdade pois na pior da hipóteses você vai descobrir que não gosta da área. Muito melhor isso do que deixar pra descobrir que a mecânica não é a sua praia depois de cursar a faculdade. Vários colegas de Senai não seguiram na área da mecânica e tudo bem, pois para eles essa experiência serviu para que pudessem corrigir a trajetória cedo e caminhar para o sucesso em outra profissão. Ressalto também a importância de eu ter cursado o ensino médio ao mesmo tempo que cursei curso profissionalizante pois concluir o ensino médio com profissão me permitiu entrar no mercado de trabalho lá em 2007 como desenhista e possibilitou posteriormente pagar o curso em engenharia mecânica na faculdade. 


E você fez Senai ou algum outro curso profissionalizante? Compartilha as suas experiências nos comentários! No próximo post vou contar como foi trabalhar como desenhista no meu primeiro emprego. 

Muito obrigado pelo seu tempo e até lá!





3 comentários:

  1. Realmente muito difícil escolher uma profissão...a ideia do curso profissionalizante antes de cursar uma faculdade com certeza ajuda muito nessa decisão 👏👏👏

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana ler sobre a sua trajetória, Danilo. Realmente o curso técnico/profissionalizante é fundamental para ajudar na tomada de decisão de qual área seguir carreira.

    ResponderExcluir
  3. Realmente, fazer um curso profissionalizante é fundamental para descobrir qual a profissão você se identifica e enriquecer o seu conhecimento. Também, fiz curso profissionalizante no SENAI, sendo eles, Mecânico de Manutenção e Ferramenteiro; para mim, estes cursos são os melhores e foram fundamental para mim perceber qual área seguir. Atualmente, faço curso técnico em Mecânica e meu próximo passo, ingressar na faculdade. Contudo, acredito que temos que subir a escada, um degrau de cada vez, passando por todos os processos e os entendendo-o.

    ResponderExcluir