sábado, 3 de abril de 2021

5 Sites para Downloads Gratuitos de Blocos e Modelos 3D

Fala engenheiros e projetistas, tudo bem com vocês?!

Quem é cadista das antigas sabe muito bem a agilidade que uma boa biblioteca de blocos confere ao seu dia a dia de trabalho.

Uma biblioteca de blocos nada mais é que desenhos prontos de itens que você utiliza muito. No caso da mecânica um bom exemplo seria desenhos de elementos de fixação como parafusos e porcas. No caso da arquitetura um exemplo seria desenhos de mobiliários e louças sanitárias. No caso da elétrica e hidráulica são os símbolos para construção de diagramas. Ou seja, ao invés de em todo projeto você ter que desenhar o mesmo parafuso ou o mesmo símbolo elétrico você simplesmente insere no seu projeto um desenho pronto da sua biblioteca. 

Hoje além dos blocos 2D para autocad são muito comuns os blocos em 3D. Inclusive muitos fabricantes fornecem seus produtos em três dimensões para download o que facilita muito na hora de projetar um equipamento.

Muitos softwares já possuem uma biblioteca nativa, mas você pode criar ou complementar a sua biblioteca desenhando ou modelando você mesmo os seus itens ou pode buscar em sites específicos que vou mostrar abaixo.

CADblocos

https://www.cadblocos.arq.br/

Este é um dos sites mais antigos sobre o assunto que tenho notícia, é praticamente um clássico. Lembro de quando ainda era estudante no Senai e já utilizava o site CADblocos. O site passou por uma repaginada e está mais bonito e a navegação é bem fácil. Não precisa fazer cadastro para realizar os downloads. Tem muito material gratuito e tem também material pago. O material gratuito já ajuda bastante. O conteúdo é mais voltado para a galera de arquitetura que busca blocos 2D.



Traceparts

https://www.traceparts.com/pt

Este site é bem antigo, foi o primeiro site de itens em 3D que tive notícia lá em meados de 2012. Tem que fazer um cadastro para poder acessar. Um ponto forte do Traceparts é que possui biblioteca oficial de diversos fabricantes. Usei muito este site para baixar vedações de cilindros hidráulicos.



GrabCAD

https://grabcad.com/

O GrabCAD é uma comunidade de usuários de softwares 3D. Possui muito material dos mais diversos tipos. Faça uma busca rápida e você vai se surpreender com diversidade de material disponível. Se você quiser compartilhar seus modelos 3D com os demais usuários isso também é possível. É necessário fazer um cadastro para fazer downloads deste site.


SKF

https://www.skf.com/br/products/rolling-bearings/ball-bearings/deep-groove-ball-bearings/productid-W%20638%2F1

O site da SKF, importante fabricante de rolamentos, disponibiliza seus produtos para download em diversos formatos CAD. Não há necessidade fazer cadastro o que me agrada bastante. No Inventor até existe uma biblioteca bastante completa de rolamentos, inclusive com produtos SKF, porém neste site encontrei itens que não estão na biblioteca do Inventor como rótulas radiais. A desvantagem é que não é muito intuitivo chegar até a página de downloads.

WEG

https://www.weg.net/institutional/BR/pt/support/resources-and-tools

A WEG um reconhecido fabricante de motores elétricos, entre outro produtos, disponibiliza motores para download em seu site. A vantagem é que não precisa realizar cadastro. O visual da página de download não é das mais bonitas, mas nada que atrapalhe a navegação. É necessário que você saiba exatamente as especificações técnicas do motor que você quer baixar.



Esses são os sites que normalmente utilizo no meu dia a dia. Se você conhece mais algum deixa aí nos comentários pra ajudar a comunidade de cadistas. Uma última dica: caso não encontre a extensão do software 3D que você usa para download nos sites acima baixe na extensão .step que abre na maioria dos softwares 3D.

Muito obrigado pelo seu tempo e até o próximo post!!!



Um comentário: