segunda-feira, 5 de abril de 2021

6 livros para aprender a projetar

Fala engenheiros e projetistas, tudo bem com vocês?!

No post de hoje vou compartilhar com vocês 6 livros que utilizei na minha formação técnica e superior e utilizo até hoje!

Antes de mais nada já aviso que não existe um único livro onde você vai aprender tudo sobre projeto mecânico. Há uma vasta quantidade de assuntos que o projetista deve dominar e é necessário dedicação e muitas horas de estudo. Eu listo os principais assuntos que você deve estudar no post "Quero projetar equipamentos. Por onde começo?" clique aqui se você ainda não leu vale a pena conferir.

De forma geral os livros que vou indicar abaixo vão te fornecer uma boa base de conhecimento para iniciar no mundo dos projetos mecânicos.

1. DESENHISTA DE MÁQUINAS

Autor: Francesco Provenza

Editora: F. Provenza

O primeiro passo para projetar equipamentos é conhecer as técnicas e normas de representação de desenho técnico. Ou seja, você deve aprender ler, interpretar e elaborar um desenho técnico. Por isso este é o primeiro título da lista.

Os livros da Pro-Tec são clássicos! Recomendo este livro ou "prontuário" como é chamado pelos mais antigos por ser muito completo, repleto de exemplos e pasmem, foi feito antes dos softwares CAD dominarem o mercado e substituírem as pranchetas. Não é um livro barato, mas vale o investimento (eu dei sorte e comprei o meu  exemplar num sebo)

2. RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS

Autor: Hiran R. de Souza

Editora: F. Provenza

Este livro também é da Pro-tec. Aborda de forma bem didática os principais tópicos de Resistência dos Materiais. Não tem muitos exercícios e você deve tomar um pouco de cuidado pois não é utilizado unidades do SI (Sistema Internacional) e sim do sistema técnico: a força é dada em kgf e não em newtons. Mas ainda assim é um excelente livro para seu primeiro contato com Resistência dos Materiais.

3. MECÂNICA TÉCNICA E RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS

Autor: Sarkis Melconian

Editora: Érica


Este livro aborda o assunto Resistência dos Materiais de forma bem didática e é bem completo apesar de não se aprofundar muito nos tópicos. O livro aborda de forma satisfatória o dimensionamento a tração e compressão, cisalhamento, flexão, flambagem e torção. Também tem um capítulo dedicado ao estudo de treliças planas, mas o assunto é tratado bem por cima.

É uma ótima fonte de consulta para quem está nos cursos técnicos e tem vários exercícios resolvidos o que ajuda muito. Tenho um exemplar bem surrado que me acompanha desde a época do Senai.

4 ELEMENTOS DE MÁQUINAS

Autor: Sarkis Melconian

Editora: Érica


Este livro é do mesmo autor do livro anterior. Aborda o dimensionamento dos principais componentes de máquinas. De rolamentos a cabos de aço passando engrenagens este livro apresenta os assuntos com uma linguagem acessível. Também não se aprofunda nos tópicos abordados mas é um excelente guia para resolver as principais situações que nos deparamos no dia a dia de projeto. Tem muitos exercícios resolvidos e no fim tem várias tabelas de elementos normalizados.

5. RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS

Autor: Russel C. Hibbeler

Editora: Pearson


Este livro usei na faculdade. É figurinha carimbada nos cursos de graduação em engenharia mecânica e civil. Aborda o tema RM de forma mais aprofundada como deve ser nos cursos superiores. Mas ainda assim é bem didático e muito rico em imagens de qualidade e exercícios resolvidos. Tem uma boa quantidade de exercícios propostos com a resposta no fim do livro.

6. PROJETO DE MÁQUINAS: UMA ABORDAGEM INTEGRADA

Autor: Robert L. Norton

Editora: Bookman

Este livro é bem completo, são mais de 1000 páginas que tratam não somente tópicos de Resistência dos Materiais como também aborda Processos de Fabricação, Materiais de Construção Mecânica, Elementos de Máquinas, Ensaios e Soldagem. Embora destinado aos cursos de ensino superior eu recomento ao público do ensino técnico desde que antes já tenham se familiarizado com o assunto através do primeiros livros desta lista.

Conclusão

Os quatro primeiros livros da lista abordam os temas com uma linguagem mais fácil porém os assuntos são tradados mais superficialmente. Recomendo para estudantes dos cursos técnicos pois são ótimas fontes para um primeiro contato com a matéria. 

Já os dois últimos livros da lista são mais aprofundados e requerem um conhecimento prévio ou pelo menos uma familiaridade com cálculo integral e diferencial. Entretanto podem sim ser utilizados por estudantes e profissionais de nível técnico, embora sejam mais comumente utilizados nos cursos de graduação em engenharia.

Lembrando que existe uma lista sem fim de excelentes títulos para a área de projetos, sendo que esta lista serve apenas como um ponto de partida para você iniciar os seus estudos.

Quanto ao preço dos livros posso dizer que varia muito. O último livro da lista passa dos R$300,00 (livros de ensino superior são caros mesmo!). Já o livro Elementos de Máquinas do Sarkis Melconian custa na faixa dos R$70,00 (o que não deixa de ser um valor expressivo). Uma alternativa seria comprar eles usados em sebos ou no site estante virtual ou então buscar na biblioteca da sua escola.

E aí pessoal, vocês já conheciam esses livros? Você utiliza algum que eu não mencionei? Deixa aí nos comentários e ajuda a galera que está começando a vida profissional!!!

Muito obrigado pelo seu tempo o e até o próximo post!

2 comentários: