Salve engenheiros e projetistas! Tudo bem com vocês?
Um dos custos mais representativos para quem está começando (e não somente para quem está começando!) a prestar serviços na área de projetos de engenharia e arquitetura é sem dúvida o valor de softwares genuínos.
Softwares populares como o AutoCAD muito conhecido por no nosso meio passam facilmente dos R$8.000,00 (licença anual).
E para quem está iniciando a carreira e buscando os primeiros clientes esses valores são impraticáveis! Mas há sim solução para que você utilize o AutoCAD genuíno por um preço acessível e sem truques.
Se você utiliza o AutoCAD para detalhamento mecânico ou para elaborar plantas arquitetônicas ou então utiliza para elaborar diagramas elétricos ou hidráulicos certamente não há necessidade dos recursos 3D que o software oferece. Pois bem, não sou patrocinado pela Autodesk, mas digo que para os casos onde o 3D não é necessário (será que alguém ainda utiliza AutoCAD 3D, com tantas outras soluções melhores?) existe a versão LT. O AutoCAD LT é exatamente o AutoCAD que você conhece porém sem as ferramentas para modelagem de sólidos, que provavelmente você nunca utilizou.
Na data de hoje a assinatura mensal do AutoCAD LT está R$220,00. Se você tem volume de trabalho constante compensa a assinatura anual. Mas para aqueles que estão com trabalhos esporádicos vale a pena considerar a assinatura mensal. Mesmo assim eu sei que não é um valor irrisório, entretanto eu aconselho que desde o início do seu negócio você se acostume a contabilizar o valor dos softwares no custo dos seus projetos. Lembrando que o preço que você cobra do seu cliente é composto por custo + margem de lucro. Certamente seu preço ficará mais alto se comparado com alguém que não utiliza softwares originais, por outro lado você conseguirá acessar clientes e projetos que não conseguiria acessar usando softwares paralelos sem contar o suporte oficial que o desenvolvedor vai de disponibilizar.
Há também outros softwares que podem ser alternativas ao AutoCAD como o ZWCAD. Mas este assunto ficará para outro post.
E você, o que acha dos softwares genuínos? É um assunto que pode gerar uma discussão sem fim! Deixa ai nos comentários a sua opinião!
Muito obrigado pelo seu tempo e até o próximo post!
Nenhum comentário:
Postar um comentário