domingo, 4 de abril de 2021

O que é AutoCAD 2021

Fala engenheiros e projetistas, tudo bem com vocês?!

Hoje vamos falar sobre o software mais conhecido da área da engenharia, o AutoCAD.

Afinal de contas o que é o AutoCAD, pra que serve, é difícil aprender?

AutoCAD é um software do tipo CAD (sigla em inglês para desenho assistido por computador) desenvolvido pela Autodesk. Lançado em 1982 com o nome Microcad foi o primeiro software do gênero a ser comercializado.

Até meados da década de 80 as salas de projeto eram dominadas por pranchetas, réguas T, nanquim e papel vegetal. O desenho auxiliado por computador introduziu agilidade e praticidade características dos meios digitais ao ambiente de engenharia.

O AutoCAD é sem dúvida o software mais conhecido no nosso meio, isso devido ao seu pioneirismo, mas também por ser muito versátil sendo utilizado principalmente por engenheiros e arquitetos. Sua versatilidade permite aplicação na elaboração de desenhos mecânicos, plantas baixas, desenhos arquitetônicos e diagramas elétricos, hidráulicos e pneumáticos.

O AutoCAD faz parte da grade dos cursos profissionalizantes e técnicos em mecânica, engenharias e arquitetura, e mesmo com a popularização dos softwares 3D a sua aplicação é muito ampla e vai continuar assim por muito tempo!

Tela do AutoCAD

Pré-requisito para aprender AutoCAD

O software não faz nada sozinho, ou seja, é apenas uma ferramenta que facilita o trabalho do engenheiro/arquiteto. Portanto, antes de aprender qualquer software CAD é necessário que se tenha conhecimento mínimo em Desenho Técnico (outra matéria abordada nos cursos técnicos e profissionalizantes em mecânica e nos cursos de engenharias e arquitetura).

Softwares CAD tem a finalidade de auxiliar o engenheiro a representar graficamente o projeto que tem em mente. Saber utilizar o software sem ter conhecimentos de representação de desenho técnico e sem os conhecimentos de engenharia ou arquitetura é o mesmo que ter uma cozinha equipada e não saber cozinhar. Quer saber o que você deve aprender para se tornar um projetista? Neste artigo eu explico clique aqui.

Arquivos dwg

A extensão dos arquivos gerados pelo AutoCAD é o famoso dwg. Arquivos dwg são bem leves podendo ser enviados por e-mail tranquilamente.

AutoCAD 3D

Eu trabalho profissionalmente com AutoCAD há mais de 15 anos e sinceramente nunca vi empresas utilizando os recursos 3D do AutoCAD. O AutoCAD é excelente ferramenta para trabalhos em duas dimensões (na minha opinião é o melhor). Agora, em se tratando de 3D,  existem soluções mais interessantes inclusive desenvolvidas pela própria Autodesk. É o caso do Inventor voltado para projetos mecânicos e o Revit para civil/arquitetura. 

AutoCAD no idioma português

Assim como a maioria dos softwares de engenharia o AutoCAD é instalado no idioma inglês. Até existem pacotes de de idiomas que podem ser baixados no site da Autodesk para converter o seu programa para português, mas eu não recomendo. Mesmo que você não saiba nada sobre o idioma inglês (era o meu caso quando comecei a aprender CAD) você se acostuma, é uma questão de tempo.

Quando você muda o idioma do AutoCAD os atalhos e os nomes das ferramentas também mudam, e isso pode lhe causar inconvenientes pois imagina a seguinte situação: você se acostuma a estudar com o AutoCAD em português e quando vai fazer um teste de emprego em alguma empresa você se depara com o AutoCAD em inglês (sim, as empresas utilizam o software em inglês!).

Versões do AutoCAD

A cada ano a Autodesk lança uma nova versão do AutoCAD. Atualmente estamos na versão 2021 e em breve a versão 2022 já estará disponível. Não se preocupe com as versões, se você aprender a utilizar o AutoCAD seja em qual versão for tenho certeza de que você será capaz de desenhar nas versões anteriores e também nas versões mais recentes.

Eu aprendi numa versão chamada R14 de 1997. Era a versão que estava disponível no Senai que estudei, embora o ano fosse 2004. Depois tive contato com a versão 2000 e todas as versões que se sucederam.

As versões que mais me marcaram foi a 2006 onde o visual ficou mais bonito e depois a versão 2009 onde ocorreram profundas mudanças na aparência e de lá pra cá não ocorreram grandes mudanças.

Como vocês podem ver as mudanças ocorreram mais nos aspectos visuais. A forma de utilização pouco mudou, os comandos pouco mudaram, tanto que nunca precisei fazer um curso de atualização. Utilizar o AutoCAD diariamente é suficiente para se acostumar com os pequenos detalhes que mudam de um ano para o outro (e francamente não percebi alterações relevantes nos últimos anos).

É difícil aprender?

Não é difícil aprender, porém como qualquer outro assunto requer dedicação e horas de estudo. Ministrei o curso de AutoCAD no Senai por cinco anos e até hoje ministro cursos no meu escritório e o que tenho observado é que em um mês e meio estudando duas horas por dia duas vezes por semana é possível aprender o conteúdo básico e se virar muito bem.

Para ficar bom mesmo é necessário muitas horas de prática e aprender técnicas de construção e comandos de produtividade. Daí a importância de aprender com profissionais que são da área. Vejo muitos cursos por aí sendo ministrado por professores que nunca utilizaram o AutoCAD de forma profissional na elaboração de projetos.

O que você vai aprender em um curso de AutoCAD é basicamente utilizar os comandos ou seja as ferramentas. Quanto maior o acervo de comandos que você domina melhor será o seu desempenho diante das situações que se apresentarem.

Os comandos mínimos que você deve dominar para construir um desenho são: LINE; CIRCLE; TRIM; EXTEND, OFFSET, MIRROR, FILLET, CHAMFER, POLIGON, ARRAY, RECTANGLE; MOVE; COPY; SCALE; EXPLODE; BLOCK; TEXT; 

Os comandos mínimos para cotar são: LINEAR; ALIGNED; ANGULAR; RADIOS; DIAMETER

Além desses comandos é importante saber: criar e manipular layers; configurar unidades; configurar limites; configurar osnaps; habilitar/desabilitar orthogonal.

Por que aprender AutoCAD

Como mencionei no início deste artigo, o AutoCAD é com certeza o software mais difundido nos escritórios de engenharia e arquitetura. E mesmo com o surgimento dos softwares 3D muitas etapas do processo de desenvolvimento de um projeto são realizadas no AutoCAD. Nele é possível fazer desde um simples croqui ou estudo inicial do seu projeto até a elaboração do projeto executivo completo.

Quanto custa e onde baixar o AutoCAD

Como sabemos softwares de engenharia não são nada baratos. A versão Professional do AutoCAD na data de hoje está custando R$8.237,00 sendo licença anual, ou seja, a cada doze meses você terá que renovar a assinatura desembolsando um valor equivalente.

Se você é estudante poderá obter a versão estudantil por três anos. Os recursos são exatamente os mesmos da versão Professional, com a diferença que no momento da impressão aparecerá uma marca d'água informando que este arquivo foi produzido em versão estudantil. Lembrando que esta versão não pode ser utilizada para fins comerciais. A versão estudantil pode ser baixada no site da Autodesk.

E aí, você está começando a aprender  AutoCAD ou já é usuário antigo? Deixa aí nos comentários a sua experiência com o software!

Muito obrigado pelo seu tempo e até o próximo post!

2 comentários: